Harmonia Funcional - por Fred Rios

Curso Harmonia Funcional

Prefácio

“O estudo de Harmonia é fundamental para o aprimoramento musical, sendo uma ferramenta essencial para composição, arranjo e improvisação. O entendimento de harmonia funcional possibilita ao músico criar várias progressões harmônicas para uma mesma melodia e improvisar escolhendo escalas e arpejos especificos para cada acorde. No curso abordaremos todos os aspectos que envolvem a música tonal e modal, desde o nível básico até os recursos mais avançados de rearmonização. No mercado de trabalho o músico que conhece harmonia tem um enorme diferencial em relação a outros para conseguir novos trabalhos seja na área de ensino, shows com artistas e produção musical”. (Fred Rios)

O curso acontece às segundas-feiras, das 20h30 às 22h30 e é dividido em módulos.
As aulas são em grupo e o valor mensal, por pessoa, é de R$ 140,00.

Ementa - “Teoria Preparatória para harmonia”

Módulo 1
Notação Musical
Compassos Simples
Intervalos Simples
Intervalos Compostos
Inversão de Intervalos
Qualidade Sonora dos Intervalos
Armadura de Clave (Tons maiores e Menores)
Formação de Acordes (Tríades e Tétrades) 

Módulo 2
Harmonia Tom Maior (Tríades e Tétrades Diatônicas)
Clichês Harmônicos Tom Maior
Acordes de Sexta
Funções Harmônicas (Tônica, SubDominante, Dominante)
Cadências (Perfeita, Plagal, Autêntica, Deceptiva,Two Five)
Acorde V7sus4 (função dominante e subdominante )
Acordes Invertidos
Utilização de inversão, Linha de Baixo e Baixo Pedal
Rearmonização de músicas através dos recursos anteriores. 

Módulo 3
Modos Gregos (1 visão - Escalas dos Acordes)
Notas de Tensão (Acordes do Tom Maior)
Vocabulário de Acordes para o Piano e Violão
Dominante Secundário ( Acordes de Preparação)
Escalas dos Dominantes Secundários ( Mixo 9,13 - Mixo b9,b13)
Two- Five Secundário
Rearmonização de Músicas através dos recursos anteriores 

Módulo 4
Harmonia Menor (1 visão)
Acordes Diminutos (Função Dominante)
Acordes Diminutos (Descendente )
Acordes Diminutos Auxiliares (Atraso nas resoluções)
Escalas dos Diminutos (Função Dominante,Descendente e Auxiliar)
Dominante Substituto (Acordes de Preparação Cromática)
Escala Dom Substituto (Lídio b7)
Two Fives com Dominante Substituto
Rearmonização com V7sus4 e V7sus4(b9)
Rearmonização de músicas através dos recursos anteriores 

Módulo 5
Dominantes Extensivos (progressões e escalas)
Two - Five Extensivos
Dominante Substituto Extensivo
Two-five Substituto Extensivo
Dominantes Disfarçados
Revisão Escalas de Acordes
Rearmonização Extensiva
Revisão módulo IV e V com novas músicas e exercícios. 

Módulo 6
Tom Menor (Formação das 3 escalas menores)
Tom Menor (Acordes Diatônicos das 3 Escalas)
Vocabulário de Acordes para o Piano e Violão
Tom Menor (Funções Harmônicas)
Tom Menor (Cadências)
Acordes de Preparação Tom Menor (Dom Secundário,Substituto,Two-Fives)
Modos Gregos (Escala Menor Harmônica e Melódica)
Notas de Tensão (Acordes da Escala Melódica e Harmônica)
Rearmonização de músicas através dos recursos anteriores 

Módulo 7 
Empréstimo Modal no Tom Maior
Tabela dos Campos Harmônicos de AEM (Dórico, Frigio, Lídio,etc..)
Acordes da Função Subdominante Menor
Escalas de Improvisação para os AEM (notas de tensões para cada tipo de AEM)
Aplicação dos Acordes AEM ( bII7M, bIII7M, bV7M, bVI7M, bVII7M)
Aplicação dos Acordes AEM (Im7, bIIIm7, IVm7, Vm7, bVIIm7,VIIm7)
Aplicação dos Acordes AEM (I7, II7, bIII7, IV7, bVI7,bVII7, VII7)
Estruturas Disfarçadas em AEM (X7sus4, Xm6, Xm7(b5),etc)
Menor Melódica AEM
Menor Harmônica AEM
Rearmonização de músicas através dos recursos anteriores 

Módulo 8
Escalas Dominantes (apresentação)
Escala Mixolidio 9,13 (digitação, acordes, notas de tensão)
Escala Mixolidio b9,b13 (digitação, acordes, notas de tensão)
Escala Dom Alterada (digitação, acordes, notas de tensão)
Escala Dom Diminuto (digitação, acordes, notas de tensão)
Escala Tons Inteiros (digitação, acordes, notas de tensão)
Escala Lídio b7 (digitação, acordes, notas de tensão)
Escala Mixo (9,b13) (digitação, acordes, notas de tensão)
Aplicação das escalas em músicas (analise melódica)

Módulo 9
AEM no Tom Menor
Resoluções Deceptivas dos Dominantes
Resoluções do Tritono (Diminuto)
Finais Harmônicos Deceptivos (Clichês)
Turn Around (Tom maior e Tom Menor)
Acordes Hibridos (conceito, formação e aplicação)
Rearmonização de músicas através dos recursos anteriores 

Módulo 10
Modulação (Conceito)
Modulação Direta
Modulação Indireta
Modulação Acorde Comum
Modulação Transicional
Blues (Forma)
12 Bars Blues (Tom Maior)
12 Bars Blues (Tom Menor)
Turn Around Blues (rock)
Blues Jazzistico e Turn Around 

Módulo 11 Harmonia Modal (Escala Maior)
Campo Harmônico dos Modos da Escala Maior (iônico, dórico, frigio, etc)
Estudo dos Modos Relativos
Estudo dos Modos Homônimos
Notas Características de cada Modo
Notas de repouso , Tensão e Passagem de cada Modo
Cadências Modais (Clichês harmônicos)
Reharmonização Modal de músicas e composição

Módulo 12 Harmonia Modal (Escala Menor Harmônica)
Campo Harmônico dos Modos da Escala Menor Harmônica (menor harmônico, lócrio13 , iônico #5,etc)
Estudo dos Modos Relativos
Estudo dos Modos Homônimos
Notas Características de cada Modo
Notas de repouso , Tensão e Passagem de cada Modo
Cadências Modais (Clichês harmônicos)
Reharmonização Modal de músicas e composição

Módulo 13 Harmonia Modal (Escala Menor Melódica)
Campo Harmônico dos Modos da Escala Menor Melódica (menor melódico, dórico b9 , lidio #5,etc)
Estudo dos Modos Relativos
Estudo dos Modos Homônimos
Notas Características de cada Modo
Notas de repouso , Tensão e Passagem de cada Modo
Cadências Modais (Clichês harmônicos)
Rearmonização Modal de músicas e composição 

Clique aqui e faça já a sua matrícula!

 

 

 

Acompanhe a Escola Guitar Club nas redes sociais !